quarta-feira, 10 de junho de 2009

Serra lidera corrida presidencial, mostra pesquisa CNI/Ibope

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera aintenção de voto para a eleição presidencial de 2010, com 38% de menções,na primeira vez que a pesquisa CNI/Ibope, divulgada hoje, investiga ocenário eleitoral do ano que vem. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, aparece em segundo lugar, com 18% das intenções, seguida do deputado federal Ciro Gomes (PPS/CE), que registrou 12% das intenções.

Ainda no cenário com o governador paulista, a senadora Heloísa Helenaaparece com 7% das intenções de voto. Dos entrevistados, 13% disseram que votarão em branco ou anularão o voto e 12% não souberam apontar um candidato. A pesquisa CNI/Ibope foi realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho, com 2.002 eleitores de 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o grau de confiança, de 95%.

No cenário em que o candidato do PSDB à presidência é o governador deMinas Gerais, Aécio Neves, os pré-candidatos Ciro Gomes e Dilma Rousseffestão tecnicamente empatados na liderança das intenções de votos. Ciroregistra 22% de assinalações e Dilma 21%. Aécio fica empatado com HeloisaHelena, ele com 12%, ela com 11% das intenções de voto. Nesse cenário, osvotos em branco e nulos são 18% e os eleitores que não sabem em quemvotarão são 12%.

A pesquisa também investigou o grau de conhecimento que os pré-candidatos têm entre os eleitores. Serra tem os maiores índices de conhecimento. Quase um terço (31%) dos entrevistados disseram que o conhecem bem, sabem muito sobre ele e sobre o que ele já fez. Ciro Gomes tem 13%, ante 9% de Dilma Rousseff e Aécio Neves e 8% de Heloísa Helena.

Entre os eleitores que conhecem mais ou menos o candidato, sabem algosobre ele e o que ele já fez, Serra lidera novamente, com 45% dasrespostas, ante 39% de Ciro, 27% de Dilma e Heloísa e 20% de Aécio.
Probabilidade de votos
Dos entrevistados, 27% responderam que “com certeza” votariam em Serra, 13% que votariam em Dilma e 10% em Ciro Gomes. Outros 8% disseram ter certeza de que escolheriam Aécio Neves e 6% que a preferida é Heloisa Helena.
Ciro Gomes empata com José Serra, em 38%, na resposta “poderia votarnele”. Heloisa Helena ultrapassa Dilma nessa resposta, tendo 27% contra26% da ministra. Aécio fica com 21%.

Aprovação ao governoA pesquisa CNI/Ibope investigou ainda a aprovação ao governo Lula, aopresidente, a expectativa dos eleitores quanto à vida pessoal, emprego,inflação e renda e também sobre a crise financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário